segunda-feira, 25 de maio de 2009

Projeto "Leiturão"

Na última sexta feira, dia 22/05/09 ocorreu a culminância do projeto "Leiturão". As escolas da USE 1 promoveram atividades diversas sobre a temática. Na escola Almirante Renato Guillobel os alunos(as), professoras e técnicos organizaram uma "amostra de materiais" produzidos sobre a leitura durante o semestre. Foram apresentados peças teatrais, fantoches, poesias, artes e trabalhos manuais. Mais uma vez, a escola esta de parabéns.

Planejamento Curricular

A proposta de reorganização curricular das escolas que fazem parte da USE 1 esta ocorrendo em forma de encontros entre o grupo focal e os técnicos da Use. Nesses encontros, as discussões sobre o curriculo tornam-se cada vez mais presentes na tentativa de iniciar o processo de mudanças efetivas nos tipos de conhecimento que as escolas trabalham com seus alunos(as). Durante toda a semana, a USE 1 ficará auxiliando esses grupos focais para dar inicio a diagnose da realidade local e principalmente definir as estrategias de mudanças na questão curricular. As escolas, Paulo Fontelles de Lima, Presidente Castelo Branco e Ruy Paranatinga Barata já iniciaram suas reuniões do grupo focal.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Um exemplo a seguir

A Educação paraense apesar de todo este cenário de crise passa por profundas e significativas mudanças. Neste sentido, entre os sucessos e insucessos, tem-se que pontuar experiências desenvolvidas por nossas escolas. Em especial, gostaria de apresentar o caso da escola Almirante Renato Guillobel. Esta escola pública (que recentemente destacou-se por apresentar indicadores educacionais superior a média brasileira no prova Brasil) possui incentivo da Marinha brasileira, no qual não mede esforços para, pelo menos na questão da infraestrutura, a escola ofereça condições dignas para apresentar uma educação de qualidade à população paraense. Os resultados desta parceria de sucesso é uma escola pública com dignidade e bem-estar para professores, funcionários e discentes. No entanto referenda-se a posição do grupo gestor da escola que a partir de uma administração dialógica e democrática consegue estreitar os laços entre escola e comunidade. O que esta unidade seduc na escola acredita é que exemplos como este devem servir de metas a ser traçadas por todas as escolas brasileiras. A equipe da escola, desejamos sucesso nesta empreitada.

Reunião de trabalho

No dia 15/05/09 as 9:00 na escola Ruy Paranatinga Barata ocorreu a terceira reunião de trabalho entre a gestora da USE 1, técnicos e as diretoras das escolas. O momento serviu de profundas reflexões sobre as atividades desenvolvidas durante o primeiro bimestre e o direcionamento das ações para o segundo semestre. Na pauta foi incluido as questões ligadas ao planejamento curricular. Na oportunidade o professor Marcelo Vilaça explanou sobre as concepções curriculares e pontuou as estratégias sugeridas pela SEDUC para a organização das ações de elaboração das propostas curriculares das escolas. A professora Flavia Heloidy apresentou os encaminhamentos que os gestores devem adotar para realizar as fichas de acompanhamento do estágio probatório. A professora Jucileide convidou um representante do conselho tutelar para discutir as possíveis medidas de encaminhamento para os casos de violência escolar. No mais, esta reunião serviu para traçar e alinhar as estratégias de atuação entre gestores e USE. Momentos como este devem se repetir a partir do segundo semestre de 2009.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Escola Almirante Renato Guillobel dá show nos resultados do Prova Brasil

A Escola Almirante Renato Ghillobel esta de parabens pelo excelente desempenho de seus alunos(as) que participaram do prova Brasil (2007). Os resultados da escola impressionam e deixam as medias brasileiras para traz. Esta Unidade seduca na escola (1) em nome da professora Jucileide maciel parabeniza o excelente trabalho desenvolvido por todos os profissionais e alunos da escola. Entretanto ficamos com um gostinho de quero mais. E o professor Waldemir promete melhorar o desempenho de seus alunos ainda mais. Sucesso e mais uma vez parabéns.